SEXTA, 25/10/2024, 18:24

Câmara de Londrina caminha para aprovação de projeto que autoriza sepultamento de pets no mesmo túmulo que os tutores

As regras para o sepultamento deverão ser elaboradas pela Acesf e as despesas serão de responsabilidade da família.

A Câmara de Vereadores de Londrina, dá passos largos pela aprovação de um projeto de lei que autoriza o sepultamento de pets no mesmo túmulo que os tutores.

Na sessão desta quinta-feira (24), os vereadores e as vereadoras aprovaram o parecer prévio da Comissão de Justiça solicitando manifestação do Instituto de Água e Terra (IAT), ao projeto de lei (PL) que autoriza o sepultamento de cães e gatos em gavetas e jazigos cujas concessões pertençam às famílias de seus tutores.

De acordo com o vereador Deivid Wisley (Republicanos), a ação correta após a morte de um pet é a cremação, porém, o serviço é caro e não está sob o alcance de 80% da população, além disso, o descarte de animais mortos em fundos de vale pela cidade é considerado crime ambiental.

As regras para o sepultamento deverão ser elaboradas pela Acesf e as despesas serão de responsabilidade da família. O PL também prevê que os cemitérios particulares poderão, respeitar as disposições legais, estabelecer regramento próprio para o sepultamento de cães e gatos em gavetas e jazigos junto a seus tutores.

Na justificativa, o projeto diz ainda que a prática já ocorre em outras cidades brasileiras, como Campinas, no estado de São Paulo, que desde abril realiza sepultamento de pets em cemitérios.

Em junho deste ano, a cidade de Apucarana que fica a 53 quilômetros de Londrina, aprovou a mesma lei.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários