Câmara de Londrina despacha documento, assinado pelo Partido da República, que nega autoria de carta de apoio lida pelo vereador Emerson Petriv.
A Procuradoria Jurídica da Casa vai analisar a atitude que sustentou que a carta era oficial.
Ao fim da sessão legislativa de ontem, o vereador Mario Takahashi (PV), presidente da Mesa Executiva da Câmara Municipal, despachou um documento encaminhado pelo Diretório Estadual do Partido da República, o PR, partido do vereador Emerson Petriv.
Na quinta-feira passada, Petriv leu, no plenário, uma carta em nome do presidente estadual do PR, deputado federal Fernando Giacobo, e do vice-presidente, deputado federal Luiz Nishimori. A carta repudia a possível abertura de uma Comissão Processante contra o vereador Emerson Petriv, e defende que existe um complô na Casa, orquestrado para cassar o mandato do vereador. Esta carta não tem a assinatura dos líderes do PR e também não foi protocolada na Câmara, além de ter se espalhado pelas redes sociais.
O Partido da República encaminhou um documento em que desmente a veracidade da carta lida por Emerson Petriv. No texto, assinado pela Secretária Geral do Diretório Estadual do partido, Stela Antunes Costa, a legenda afirma que a nota lida por Petriv é de total desconhecimento dos membros do Diretório Estadual do PR. Este documento foi encaminhado para a Câmara de Londrina, que despachou, nesta quinta-feira, para análise da Procuradoria Jurídica da Casa.
O presidente da Mesa Executiva, vereador Mario Takahashi, explica o encaminhamento.
Na prática, isso significa que, dependendo do parecer jurídico, o caso pode ser remetido para análise da Comissão de Ética, da Mesa Executiva, ou arquivado. O vereador Emerson Petriv se pronunciou hoje no plenário sobre o assunto. Ele sustenta que a carta foi enviada pelo partido via Whatsapp. No pronunciamento, Emerson Petriv também chega a suspeitar se o documento entregue à Câmara foi de fato redigido pelo Partido da República, porque o vereador diz não conhecer a secretária Stela Costa, que assina o documento.Vamos ouvir um trecho do pronunciamento do vereador Emerson Petriv.
A reportagem entrou em contato com o Diretório Estadual do Partido da República, para responder as acusações do vereador Emerson Petriv, mas não obteve resposta.
REPÓRTER ANDRÉ COSTA BRANCO.