QUINTA, 11/12/2025, 13:56

Câmara de Londrina recebe certificado máximo de transparência

O Selo Diamante reconhece que a entidade atende a 100% dos critérios essenciais avaliados

A Câmara Municipal de Londrina (CML) recebeu, pela primeira vez, o Selo Diamante em Transparência Pública, principal reconhecimento nacional concedido pelos Tribunais de Contas.

A certificação na prática significa que a Câmara de Londrina disponibiliza em seu site institucional dados e informações, com fácil acesso para a população. Entre os critérios avaliados estão as exigências da Lei de Acesso à Informação (LAI) e Lei das Ouvidorias e Lei de Responsabilidade Fiscal.

Este é o terceiro ano em que o Portal de Transparência da Câmara é avaliado, com um crescimento de 16,36 pontos percentuais no atendimento aos quesitos de transparência entre 2023 e 2025, saindo de 79% na primeira avaliação, passando por 90% no ano seguinte, quando conquistou o Selo Ouro, até chegar aos atuais 95%

O desempenho coloca a Câmara de Londrina acima da média nacional, que ficou em 66,6%, e da média estadual, que foi de 78,08% de atendimento aos requisitos de transparência. O órgão também ficou à frente da Prefeitura de Londrina, que registrou 93,71%, e do legislativo de cidades como Curitiba, Maringá e Ponta Grossa.

Segundo o presidente da Câmara de Londrina, vereador Emanoel, a certificação máxima em transparência conquistada em 2025 foi resultado de investimentos em tecnologia, softwares e esforços conjuntos de vários setores da casa legislativa.

A Ouvidoria Legislativa foi outra iniciativa que ajudou a elevar a transparência na Câmara. Criada em 2024, o órgão é um canal de comunicação direto entre o Legislativo e a sociedade.

A população pode apresentar elogios, sugestões, reclamações, dúvidas e denúncias relacionados ao trabalho do Legislativo ou aos serviços públicos prestados no município. O órgão também é responsável pela gestão do Portal da Transparência, do Sistema de Informação ao Cidadão e da Lei de Acesso à Informação.

O Programa Nacional de Transparência Pública avaliou mais de 10 mil portais, dos quais 2.912 foram certificados. Deste total, 998 receberam o selo Diamante, 1082 o Ouro e 832 o Prata. O índice médio de transparência, de todos os portais avaliados, foi de 66,60%.

 

 

Por Fernando Bianchi

Comentários