SEXTA, 10/11/2017, 11:14

Câmara quer proibir Sanepar e Copel de cortarem água e luz aos feriados e finais de semana

Para autores do projeto, suspensão dos serviços por atraso no pagamento fere o bom senso

Um projeto assinado pelos vereadores Felipe Prochet, do PSD, e Gerson Araújo, do PSDB, quer obrigar a Sanepar e Copel a não suspenderem os serviços de água e luz por atraso no pagamento aos feriados, finais de semanas, sextas-feiras e datas em que os bancos não funcionarem. A justificativa é de que a população não teria como saldar os débitos e que o prazo de um ou até dois dias não interferiria na cobrança das empresas, muito menos incentivaria a inadimplência.

O texto foi aprovado em primeiro turno. Agora, os vereadores terão até sete dias úteis para apresentar emendas antes da segunda deliberação. Para Rony Alves, do PTB, tanto a Sanepar quanto a Copel devem priorizar o bom senso.

O único parlamentar que se opôs foi Jairo Tamura, do PR. Para ele, a aprovação, por exemplo, poderia provocar uma ingerência desnecessária no contrato que o Município mantém com a Sanepar por meio do surgimento de ações judiciais.

Tamura também não concordou quando a iniciativa foi apreciada na Comissão de Desenvolvimento Econômico. Segundo Rony Alves, o vereador do PR até está certo em seguir este raciocínio. No entanto, ele reiterou que o aspecto financeiro das empresas citadas no projeto não sofreria tanto.

Consultadas pela Câmara, Sanepar e Copel disseram, por meio de pareceres, que já há leis federais e estaduais que norteiam a cobrança fora dos finais de semanas e feriados.

Comentários