QUINTA, 28/04/2022, 15:46

Câmara realiza nova audiência pública para discutir problemas estruturais e falta de peritos nas agências do INSS em Londrina

Encontro vai ser realizado na segunda-feira com a presença de representantes de diversos órgãos públicos. Atualmente, usuários, muitos com pendências urgentes, estão tendo que esperar até seis meses por atendimento.

A Comissão de Seguridade Social da Câmara Municipal de Londrina realiza na próxima segunda-feira (2 de maio), a partir das 9h, uma nova audiência pública para discutir os problemas estruturais e a falta de funcionários para atender a grande demanda das agências do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, na cidade. A presidente da comissão, vereadora Lenir de Assis, lembrou que a primeira audiência foi realizada no ano passado, mas que, apesar de todos os apontamentos feitos, os problemas só pioraram. Atualmente, usuários, muitos com pendências urgentes, estão tendo que esperar até seis meses por atendimento nas unidades, tanto aqueles que querem dar entrada nas aposentadorias como os que precisam passar por perícia médica.

A vereadora lembrou que a situação piorou ainda mais nos últimos meses, depois que peritos entraram em greve em todo o país cobrando a contratação de mais equipes e melhores condições de trabalho. Em Londrina, a agência do jardim Shangri-lá, na zona oeste da cidade, também está de portas fechadas por conta de uma reforma, e todos os atendimentos estão sendo concentrados na unidade da rua Professor João Cândido, no centro. A gerência do INSS em Londrina argumenta que as perícias se acumularam ao longo dos últimos dois anos devido à pandemia de coronavírus, e que, por conta da falta de equipes trabalhando, o órgão segue enfrentando dificuldades para dar conta da grande demanda. Em todo o país, são quase 2 milhões de pedidos à espera de atendimento.

Foram convidados para a audiência o gerente-executivo do INSS em Londrina, Ronaldo Azevedo Patrício, além de representantes das secretarias municipais de Assistência Social e do Idoso, e da Comissão de Direitos Previdenciários da subseção Londrina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O debate também terá a participação de membros do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social do Paraná (Sindprevs) e da Fenasps, federação que representa os trabalhadores do INSS.

A audiência pública ocorre de forma híbrida, com possibilidade de participação presencial, na sala de sessões da Câmara, e remota, pela internet. Haverá transmissão pelo Youtube e Facebook do Legislativo.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Londrina.

Comentários