QUARTA, 30/07/2025, 11:28

Cambará registra segundo caso de picada de escorpião neste mês

Uma menina de 12 anos precisou de atendimento e a família discutiu com a equipe médica 

Uma criança, de 12 anos, foi picada por um escorpião em Cambará. É o segundo caso de ferimento por escorpião na cidade neste mês.  Durante o atendimento a menina, familiares que estavam no Pronto Socorro do município discutiram com a equipe médica. Por causa do tumulto, foi necessário acionar a Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM).

De acordo com nota divulgada pela secretaria municipal de saúde de Cambará, a criança deu entrada no Pronto Socorro na manhã de terça-feira (29). A equipe médica considerou o caso como de baixo risco devido ao peso e ao estado clínico da paciente, mas foi atendida com prioridade e monitorada conforme orientação do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná, sediado em Londrina.

Ainda conforme informou a secretaria, os familiares, preocupados com o estado de saúde da menina, insistiram no encaminhamento da criança para outro hospital, então uma discussão entre os parentes da paciente e equipe médica começou.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas, e durante a abordagem, algumas pessoas também discutiram com os PMs e tentaram retirar a arma de um deles, sendo necessário o uso de spray de pimenta para conter a situação.

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e, em cerca de dez minutos, realizou o transporte da menina até a Santa Casa de Jacarezinho.

No último dia 13, Bernardo Gomes de Oliveira, de três anos, morreu após ser picado por um escorpião amarelo.

Na ocasião, o Pronto Socorro de Cambará não tinha o soro necessário para o tratamento, e a criança foi transferida para Jacarezinho, mas não resistiu.

O trauma gerado pela morte de Bernardo, fez a família da menina de 12 anos, solicitar a transferência, o que motivou a discussão. A secretaria de saúde lamentou o episódio e reforçou que todas as medidas legais estão sendo tomadas para garantir a segurança dos profissionais e pacientes. A garota que foi picada pelo escorpião recebeu atendimento e segue se recuperando em casa.

Por Pauta CBN

Comentários