SEGUNDA, 26/11/2018, 06:30

Cambé começa a cobrar estacionamento rotativo na área central da cidade

Nos dois primeiros dias, a Zona Verde vai funcionar sem cobrança. Os parquímetros da cidade vão aceitar, além das moedas, pagamento com cartões de crédito e débito.

O novo estacionamento rotativo de Cambé, o Zona Verde, começa a funcionar nesta segunda-feira. São aproximadamente mil vagas em 15 ruas da região central da cidade e a permanência máxima é de duas horas. Além dos 40 parquímetros o sistema vai contar os orientadores de tráfego da mesma entidade gerenciadora da Zona Azul de Londrina, a EPESMEL.

O estacionamento rotativo vai funcionar de segunda à sexta das 8h às 18h e de sábado das 9h às 13h. O tempo máximo de permanência nas vagas será de duas horas e o valor mínimo é de R$ 0,85, por meia hora.

O assessor da secretaria de Governo, Frederico Ferreira, afirma que nos primeiros dois dias, o sistema vai operar em caráter educativo, com a ajuda dos orientadores de tráfego alertando a população sobre o início da cobrança, já na quarta-feira dia 28.

O sistema que entra em funcionamento em Cambé é mais moderno que o de Londrina. Os parquímetros vão aceitar, além das moedas, pagamento por cartões de crédito e débito, ou ainda por um cartão da Zona Verde, que será vendido e recarregado pelos orientadores da EPESMEL.

O sistema vai ter também 25 vagas de curta duração para paradas de até 15 minutos, sem tarifas, em frente a clinicas, bancos, farmácias e outros locais. O estacionamento rotativo vai ter vagas exclusivas para motocicletas e de carga e descarga, que também não serão tarifadas. Os veículos estacionados irregularmente serão notificados com o “Cartão de Estacionamento Irregular” no valor de cinco horas, que deverá ser pago no mesmo dia.

Se o cartão não for pago no dia, o usuário vai receber um “Aviso de Irregularidade” no valor de 10 horas de estacionamento, que deverá ser pago em até quatro dias a um fiscal ou na Sede Administrativa da EPESMEL. O não pagamento do “Aviso de Irregularidade” pode gerar um “Auto de Infração de Trânsito” de natureza grave no valor de R$195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Hablitação (CNH).

De acordo com a Prefeitura, o dinheiro arrecadado com a Zona Verde vai ser aplicado em programas sociais para crianças e adolescentes de Cambé.

Comentários