Campanha Novembro Azul tem mais uma ação em Londrina
Sábado da Saúde do Homem Trabalhador vai reunir diversos serviços em nove UBSs da cidade.
O Sábado da Saúde do Homem Trabalhador, parte da campanha Novembro Azul, vai oferecer uma série de serviços para a população masculina em nove UBSs. A ação, que tem como objetivo principal a conscientização e prevenção do câncer de próstata começa às 8h e vai até às 14h. Fazem parte do mutirão, as Unidades do Padovani, João Paz e Aquiles, na região norte; Itapoã e Ouro Branco, na zona sul; Armindo Guazzi e Ernani Moura Lima, na leste; e Santiago e Santa Rita, na região oeste.
De acordo com a Sceretaria Municipal de Saúde, serão oferecidas consulta médica; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis; coleta de sintomáticos respiratórios para tuberculose; coleta de exames laboratoriais; atualização de vacinas; e abordagem nos usuários tabagistas.
As UBSs ainda têm vagas para os homens que possuem interesse em serem atendidos neste dia. Para isso, é necessário agendar um horário para o atendimento, via telefone, na unidade de interesse. As UBSs também divulgaram ação no território para empresas, indústrias e comércio, a fim de atender o homem trabalhador que durante a semana não consegue ir até uma unidade.
A recomendação é que homens a partir de 50 anos passem por uma avaliação individualizada e, se for o caso, a solicitação do exame PSA (antígeno prostático específico) ou o toque retal. Além disso, homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar a avaliação aos 45 anos e todos devem ser orientados quanto aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de próstata e da importância de procurar com rapidez um serviço de saúde.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Já o câncer de próstata é o tumor que afeta o ógão, podendo ser benigno ou maligno.
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e quando alguns começam a aparecer, já há tumores em fase avançada, o que dificulta a cura. Os sintomas mais comuns da doença são a dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato e a necessidade de urinar mais vezes de dia ou à noite.