SEGUNDA, 21/10/2024, 08:08

Campeonato Paranaense de 2025 começa em 15 de janeiro

Tabela com detalhamento dos jogos deve ser divulgada na primeira semana de novembro

 

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) se reuniu com representantes dos 12 times que vão participar do Campeonato Estadual de 2025 para alinhar aspectos da competição na próxima temporada. 

O campeonato deve começar no dia 15 de janeiro, uma quarta-feira, com a partida de abertura entre Athlético e Paraná Clube, campeões da primeira e segunda divisão do Paranaense deste ano. O mando de campo e o horário do jogo ainda serão definidos pela Federação.

Os 12 times que vão disputar a primeira divisão do torneio são: Londrina, Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Maringá, Operário-PR, São Joseense e os recém promovidos da segunda divisão do campeonato estadual:  Paraná Clube e Rio Branco-PR.

A expectativa é que o formato da competição continue sendo o mesmo usado este ano, com os 12 times jogando entre si em turno único, onde os oito clubes mais bem posicionados na tabela se classificam para a próxima fase e os dois últimos colocados são rebaixados para a Segunda Divisão do Paranaense. A segunda fase da competição se mantém com o tradicional mata-mata, com partidas de ida e volta até que cheguem apenas dois times na final.

Um outro ponto do campeonato que ficou definido pela reunião diz respeito às condições do gramado. A FPF se comprometeu em reforçar as vistorias dos estádios com o objetivo de cobrar condições mínimas de campo para a realização dos jogos. Vale lembrar que a diretoria do LEC definiu o VGD como a casa do Tubarão para a próxima temporada e o clube vai precisar correr contra o tempo para deixar o gramado do estádio nas devidas condições exigidas pela Federação. 

Segundo Guilherme Bellintani, dono de 90% da SAF do Londrina, o clube já contratou uma empresa que vai cuidar do gramado do VGD e também já tem pronto o projeto de modernização dos vestiários.

Ainda de acordo com Bellintani, a única preocupação é em relação às torres de iluminação e não garante em um primeiro momento, jogos no período da noite no Paranaense. 

O estádio, ainda deve passar por pequenas reformas nas arquibancadas, nos banheiros, além de realocações nos espaços destinados aos bares. A ideia do clube é que o elenco profissional se reapresente para os treinamentos no VGD de olho na temporada de 2025.

Por Paulo Andrade

Comentários