QUINTA, 03/11/2016, 19:40

Candidatos a secretário de Educação de Londrina podem ter apenas ensino superior e não farão prova escrita

Entidade responsável pela seleção diz que o método é inovador na gestão pública. Prefeito eleito garante que terá autonomia para demitir o escolhido caso a experiência não dê certo.

O prefeito eleito Marcelo Belinati, do PP, deu uma entrevista coletiva nessa quinta-feira (3) em que detalhou como tem sido feita a escolha do secretário de Educação de sua futura gestão. O processo seletivo é coordenado pela Vetor Brasil, uma ONG que se apresenta como “especializada na seleção de profissionais para ocuparem cargos no setor público”

De acordo com a diretora executiva da entidade, Joice Toyota, não são necessários títulos de pós-graduação para participar do certame. Basta ter um diploma de ensino superior. Ela explicou ainda que, entre as três etapas da seleção, os candidatos não farão prova escrita, e sim um teste online.

Belinati garantiu que terá autonomia para demitir o secretário escolhido caso a experiência não dê certo. Em dezembro, ele irá decidir quem será o novo titular da pasta de Educação por meio de uma lista de até cinco nomes apresentada pela Vetor Brasil.

As inscrições para o processo são de graça e podem ser feitas até o dia 15 deste mês na página talentoparaeducacao.org.br. Segundo a diretora executiva da ONG, a iniciativa é bancada pela própria entidade e não tem custos para a Prefeitura de Londrina.

Ainda conforme Joice Toyota, já há dezenas de inscritos, mas os nomes só serão divulgados quando os candidatos forem sabatinados por membros da comunidade escolar, como professores e diretores da rede municipal de ensino.

Quem deseja participar dessa sabatina, porém, ainda precisa esperar, pois as inscrições não estão abertas.

O prefeito eleito falou que estuda adotar o mesmo procedimento para escolher chefes de outras pastas do município, mas não confirmou quais secretarias seriam essas. Uma delas, de acordo com Marcelo Belinati, pode ser o escritório de projetos que sua gestão quer criar.

Comentários