Candidatos em Londrina gastam R$ 350 mil em anúncios na internet
Essa é a terceira eleição, entre níveis municipal, estadual e federal, que o impulsionamento nas redes sociais é permitido pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O tradicional santinho com o número de urna ainda faz parte das campanhas eleitorais, assim como as faixas espalhadas pelas ruas, e claro, as placas em comércios e residências, isso sem falar, dos adesivos em diversos veículos rodando pela cidade, porém, novas formas de comunicação têm ganhado destaque na disputa. O impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, por exemplo, se tornou uma ferramenta central para muitos candidatos.
Em Londrina, de acordo com o balanço parcial de gastos divulgados à Justiça Eleitoral, sete candidatos à Prefeitura declararam esse tipo de gasto, totalizando R$ 349.350 em impulsionamento de postagens.
Liderando o ranking está a Professora Maria Tereza (PP), que gastou R$ 165 mil, valor que corresponde a 10,20% do total de pagamentos indicados até a primeira quinzena de setembro.
Quem aparece na sequência é Diego Garcia (Republicanos), com R$ 85 mil destinados a aumentar a visibilidade das publicações, sendo 11,67% dos gastos. A campanha do Coronel Villa (PSDB) desembolsou R$ 38 mil (6,12%), a de Tiago Amaral (PSD) R$ 20 mil (1,79%), Tercílio Turini (MDB) R$ 18 mil (11,38%), Barbosa Neto (PDT) R$ 13.350 (5,39%) e Isabel Diniz (PT) R$ 10 mil (2,29%).
Essa é a terceira eleição, entre nível municipal, estadual e federal, que o impulsionamento nas redes sociais é permitido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A prática foi liberada pela primeira vez em 2018.