Casal é suspeito de vender atestados e receituários médicos falsos em Londrina
Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dos dois.
Uma operação da Polícia Civil (PC) de Londrina, deflagrada na manhã desta sexta-feira, desmantelou um esquema de venda de atestados e receituários médicos falsos. O delegado Thiago Vicentin explica que foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa de um casal no jardim Tropical, na zona norte. O homem é estudante do curso de farmácia e a mulher, nutricionista. Foram apreendidos, ainda de acordo com a polícia, vários atestados, celulares e um computador.
O delegado destaca que este é um desdobramento da operação “Espelho Falso”, que desfez uma organização criminosa que fraudava contratos de prestação de serviços terceirizados no Hospital Universitário (HU). Os desvios, segundo a polícia, chegaram a R$ 1 milhão.
Ninguém foi preso ainda. De acordo com o delegado, ainda não se sabe a quantidade de atestados falsos emitidos pelo casal, que atuava desde 2017 na cidade.
As investigações apontam que o casal se valia de atestados verdadeiros dos setores público e privado para depois emitir os documentos falsos. A Polícia vai investigar também se havia participação de servidores públicos no esquema, no repasse de informações. As assinaturas e carimbos usados eram de médicos atuantes.
Agora, a polícia vai identificar quem são as pessoas que compraram os atestados e receituários falsos. Elas vão ser responsabilizadas.
O casal pode responder pelos crimes contra a fé pública, associação criminosa e até contra a saúde pública.