Casos de Covid dobraram, em Londrina, na última semana
Óbitos pela doença em novembro, já somam mais que o dobro de todo mês de outubro.
O último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde trouxe 873 novos casos de Covid em Londrina. O número é mais que o dobro dos 419 de sete dias atrás e supera em 10 vezes o registrado há duas semanas. E a quantidade de óbitos, que também tinha caído drasticamente nos últimos meses, voltou a subir. Até agora, foram oito mortes em novembro, quatro delas no novo boletim da última sexta.
Para se ter uma ideia do avanço da doença, no dia 11, o boletim divulgado pela Secretaria trouxe 78 novas confirmações e três óbitos, mesmo número de mortes registrado em todo o mês de outubro. Uma semana depois, no dia 18, o novo balanço trouxe mais uma vida perdida para a Covid e 419 novos casos, um aumento de quase 450% em relação ao boletim anterior.
Em entrevista à CBN Londrina, o secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, falou sobre o aumento dos casos e dos óbitos na cidade nas últimas semanas e disse que os números, mais uma vez, acenderam o sinal de alerta e revelam a necessidade de continuar avançando com a vacinação.
Sobre a máscara, Machado afirmou que ela segue sendo apenas uma recomendação, mas permanece obrigatória nas unidades de saúde de todo tipo. Em relação à estrutura de atendimento para a Covid na rede municipal, o secretário disse que, por enquanto, não há necessidade de voltar a abrir unidades específicas para a doença.
O médico sanitarista e ex-secretário de Saúde de Londrina, Gilberto Martin, também avalia que os números são um sinal de alerta, principalmente por conta do surgimento das novas variantes do coronavirus.