SEGUNDA, 18/10/2021, 18:14

Casos de dengue em Londrina caem 70% em 2021

No mesmo período do ano passado, mais de 24 mil positivações haviam sido confirmadas na cidade. Secretário de Saúde pede apoio da população para que município não volte a ter nova epidemia da doença.

Desde o início deste ano, a cidade de Londrina registrou 7.260 casos de dengue. O balanço foi divulgado na última semana pela Secretaria Municipal de Saúde. O relatório mostra ainda que o município registrou 19.525 notificações ao longo dos últimos nove meses e meio.

Deste total, 12.050 suspeitas foram descartadas e outras 215 pessoas aguardam o resultado do exame de confirmação. No decorrer de 2021, oito londrinenses perderam a vida por conta da infecção. Segundo os novos dados, a cidade apresentou uma queda de 70% no número de positivações, em relação a outubro de 2020, quando a cidade teve mais de 24 mil casos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde Felippe Machado, foi necessário desenvolver novas estratégias, neste ano, para dar continuidade ao monitoramento da doença em Londrina, já que a pandemia da Covid-19 comprometeu, em partes, as ações de equipes de Endemias, que percorrem a cidade com o objetivo de identificar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Ainda assim, no último mês, a pasta realizou uma nova edição do Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), que apresentou um panorama atualizado da situação na cidade. Segundo o balanço, atualmente, o município está em estado de alerta.

Machado destaca a importância do apoio da população às medidas de combate à dengue, em especial, na eliminação de focos de reprodução do inseto. Segundo dados divulgados pela pasta, 92% dos criadouros detectados na cidade, foram encontrados em ambiente doméstico.

A Secretaria orienta que os londrinenses adotem medidas de prevenção ao Aedes aegypiti, como o descarte adequado de materiais como pneus, garrafas pet e lixos em geral, além da manutenção de calhas, vasos de plantas e caixas d’água.

Além disso, a população também pode contribuir com denúncias, por meio do Disque-Dengue. Pelo canal é possível informar possíveis criadouros do mosquito para que as equipes de Endemias possam vistoriar os locais apontados. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h pelo 0800-400-1893.

Comentários