TERCA, 07/03/2023, 19:14

Castramóvel chega aos três anos com mais de 27 mil cães e gatos atendidos

Para autora do projeto de Lei que deu origem ao serviço, programa já se tornou um marco na história de Londrina e evitou que mais de 100 mil animais estivessem abandonados nas ruas da cidade.

O chamado Castramóvel, como é mais conhecido o Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos, comemorou três anos de existência com a marca de mais de 27 mil animais domésticos atendidos. Coordenado pela Secretaria de Saúde de Londrina, o serviço oferece a castração e a microchipagem, além de disponibilizar os medicamentos pós-cirúrgicos, tudo grátis.

A vereadora Daniele Ziober, uma das defensoras da causa animal na Câmara e idealizadora do projeto, avalia que nestes três anos o Castramóvel prestou um grande serviço, se tornou um marco para Londrina e evitou que milhares de animais acabassem abandonados nas ruas da cidade.

Em relação ao tão sonhado Centro de Bem-Estar Animal, a vereadora diz que o projeto está em fase final e tem a garantia do Prefeito de que vai sair do papel.

Com atuação na área há alguns anos, Ziober é uma defensora da guarda responsável, que para ela já é, há bastante tempo, uma questão de saúde pública.

A Prefeitura investiu na execução do programa, até agora, cerca de R$ 2,1 milhões e a previsão é de mais R$ 1,1 milhão em 2023. O serviço atende, semanalmente, animais de famílias que não têm condições de pagar pela castração, entidades e protetores independentes inscritos no programa.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem escrita para o WhatsApp (43) 9 9997-9755. Diariamente, em média, o Castramóvel atende de 40 a 50 cães e gatos, de pequeno, médio e grande porte.

Comentários