SEGUNDA, 17/02/2020, 19:05

Centro de Educação Infantil filantrópico do Distrito de Paiquerê vai ficar sem atender mais de 40 crianças até o mês que vem

A instituição está sem receber recursos da prefeitura por falta de pagamento de despesas com a Receita Federal e reparcelamento será feito só no dia 28 desse mês.

O Centro Municipal de Educação Infantil, filantrópico, Maria Elizia de Souza Pereira, do Distrito de Paiquerê atende mais de 40 crianças em período integral.

Nesta segunda-feira os mais de 10 educadores da instituição entraram em greve.  

Os docentes não receberam os salários do mês de janeiro, que deveria ter sido pago no dia 7 desse mês.

A falta de pagamento segundo os educadores inviabiliza as atividades.

De acordo com a responsável pela prestação de contas do CEI, Débora Cristina da Silva Moraes, o município paga aproximadamente R$ 34 mil mensais à instituição, mas a unidade tem despesas que não podem ser pagas com esses recursos como manutenção e despesas com contador.

O que agravou foi a falta de recolhimento do pagamento do INSS dos funcionários.

Esses valores estavam parcelados, cerca de R$ 600, mensais. Depois que atrasou três meses a Receita Federal “negativou” a instituição. O que bloqueia o repasse pela prefeitura.

Agora será feito um novo parcelamento das dívidas diretamente na receita, somente depois desse parcelamento é que a prefeitura deve liberar os recursos.

Débora Moraes explica que o município não faz o repasse por questão de prestação de contas.

Precisa da liberação da Receita para comprovação de pagamento na folha dos funcionários e que provavelmente será liberado em meados de março.

Até lá os professores devem ficar sem atender as crianças.

Os recursos para pagamento de despesas extras são adquiridos por meio dos próprios pais que tem liberdade de oferecer o que podem. Desde o final do ano passado os pais deixaram de contribuir e as parcelas para a Receita Federal deixaram de ser pagas.

A Secretaria de Educação espera liberação de documentação junto a Receita Federal para que o dinheiro seja repassado para a instituição.

Comentários