Centro de Londrina será palco de ato contra o feminicídio nesta terça-feira (22)
Caminhada do Meio-Dia parte da Catedral às 11h e reúne organizações em defesa das mulheres
Nesta terça-feira (22), Londrina será uma das 173 cidades do Paraná a participar da 3ª Caminhada do Meio-Dia pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A mobilização ocorre simultaneamente em diversos municípios e marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei nº 19.873/2019 em memória da advogada Tatiane Spitzner, assassinada em Guarapuava.
Na cidade, a caminhada será coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e reunirá mais de 40 instituições e movimentos.
De acordo com Silvana Mariano, representante do Observatório de Feminicídios Londrina (Neias) e do Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM), no primeiro semestre deste ano, foram registrados 179 casos de feminicídio consumado e tentado no estado. Em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram identificados 194 casos, houve uma redução de 7,7%.
Silvana ainda lamentou a fusão da Secretária das Mulheres com as Secretarias de Assistência Social e Secretária do Idoso.
De acordo com os levantamentos do LESFEM, no primeiro semestre deste ano a Região Metropolitana de Londrina registrou 14 casos de feminicídio ( tentado e consumado).
A concentração da Caminhada do Meio-Dia começa às 11h, em frente à Catedral Metropolitana. Às 12h, as participantes seguirão até o Teatro Ouro Verde, passando pela avenida Rio de Janeiro e o Calçadão. Toda a comunidade está convidada a participar, e a orientação é que se usem roupas brancas como símbolo de paz e compromisso com o enfrentamento à violência de gênero.