SEGUNDA, 31/10/2022, 15:55

Cerca de 34 mil domicílios do norte do estado continuam sem energia por conta dos temporais do final de semana

Em todo Paraná, aproximadamente 100 mil imóveis estavam sem luz, na manhã desta segunda-feira (31).

As chuvas que atingem o Paraná desde o fim de semana continuam impactando a população do estado. De acordo com a última atualização divulgada pela assessoria de comunicação da Companhia Paranaense de Energia (Copel), foram contabilizadas cerca de 4,8 mil ocorrências a serem atendidas.

Aproximadamente 100 mil imóveis estavam sem energia, nesta manhã. No norte do estado, eram 34 mil domicílios, por volta das 11h30. Ainda segundo as informações, a Copel identificou 94 postes quebrados, na região.

Além disso, três torres duas linhas de transmissão ficaram por conta do temporal do último sábado. Os trabalhos de restauração destas estruturas têm início nesta segunda-feira (31).

A orientação é que os paranaenses não se aproximem de locais que apresentem fios caídos ou postes quebrados e informem a Companhia a respeito destas situações, por meio dos canais da Copel.

É possível fazer esta comunicação através do 0800 51 00 116, pelo aplicativo da Companhia, no site www.copel.com, ou, ainda por meio do WhatsApp (41) 3013-8973. Outra maneira de fazer o registro é por SMS, encaminhado a mensagem “sem luz”, acompanhado do código da unidade consumidora, para o número 28593

Os temporais do final de semana também podem apresentar algum impacto na distribuição de água, na região. De acordo com a assessoria da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), os reservatórios de Londrina e Cambé estavam abaixo do esperado, por conta da instabilidade de energia no sistema Tibagi.

Os distritos de Guaravera, Maravilha e Guairacá tiveram o abastecimento de água afetado por conta da falta de energia causada pelas fortes chuvas.

O núcleo de comunicação também informou que alguns bairros da zona norte de Londrina tiveram a distribuição comprometida, mas por problemas pontuais, e que as equipes da Companhia já estavam atendendo a estas situações.

A Sanepar recomenda o uso consciente e a economia da água, dando prioridade à alimentação e à higiene pessoal. O telefone para contato é o 0800 200 0115. O aplicativo Sanepar Mobile também está disponível.

De acordo com o Simepar, até o momento, Londrina registrou um volume acumulado de chuva de 87 milímetros, nos últimos três dias de outubro. No sábado (29), as rajadas de vento, na cidade, chegaram a 80 km/h.

Segundo os dados atualizados da Defesa Civil, foram 66 ocorrências, na cidade. Foram 45 quedas de árvore, 18 casos de destelhamento, uma situação envolvendo óleo na pista, um registro de inundação e, ainda, um pedido de pré vistoria por conta de danos estruturais.

Comentários