SEGUNDA, 16/05/2022, 08:55

Cerca de 70% dos contribuintes de Londrina já realizaram a declaração do imposto de renda

Faltando duas semanas para o fim do prazo, índice de contribuintes de Londrina que não deixaram para a última hora segue a média nacional

A duas semanas para o fim do prazo para a Declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal em Londrina já registra quase 70% das declarações esperadas. O município tem cerca de 135 mil contribuintes que devem realizar a declaração porque receberam no ano passado mais de R$ 28.559. Destes, cerca de 90 mil já enviaram os dados à Receita.

Em entrevista à Rádio CBN Londrina, o delegado-chefe da Receita Federal de Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso, avaliou que este índice segue o que vem sendo registrado em todo o País. Ele também reforçou a importância de não deixar para o último dia, que é 31 de maio.

É importante não perder o prazo porque a pendência com a Receita Federal fica registrada no CPF e o contribuinte pode encontrar problemas, por exemplo, para abrir uma conta em um banco, isso claro, se a instituição financeira não aceitar a irregularidade. Em seguida, o contribuinte que perdeu o prazo terá que pagar uma multa que começa em R$ 165 e pode chegar a até 20% do valor do imposto devido.

Uma novidade neste ano é a possibilidade de pagamento do imposto através do PIX. A ferramenta também poderá servir como forma de recebimento da restituição do imposto.

A Receita Federal disponibilizou cinco lotes de restituição e os pagamentos começam a ser feitos já no dia 31 de maio, claro, para quem não perdeu tempo e realizou a Declaração logo no início do mês de abril.

Dentre as principais despesas dedutíveis estão as despesas médicas, despesas com educação do próprio contribuinte e dos pendentes economicamente, além de aplicações em planos de previdências. Entretanto, cursos de idiomas ou artes marciais não são consideradas para a legislação tributária como despesas dedutíveis, mas sim o ensino regular.

Reginaldo Cezar Cardoso também explicou que os principais erros dos contribuintes ainda são a omissão das fontes de rendimentos próprias ou dos dependentes. Outra dica é não esquecer de declarar o recebimento do FGTS caso contribuinte tenha realizado o saque no ano passado.

Comentários