SEGUNDA, 02/12/2019, 18:38

Chamamento público oficializa matrícula de mais cem pessoas no EJA, Educação de Jovens e Adultos

Cerca de 80% dos alunos já começaram a estudar, de acordo com o programa. Professores devem voltar às ruas em março do próximo ano para visitar outras 426 pessoas que são analfabetas e podem ser atendidas pela iniciativa.

Seo Raimundo de Souza Madeira tem 76 anos, e passou quase 75 deles sem saber ler e escrever. Saudodo, o aposentado, que veio do norte do país tentar a sorte em Londrina na década de 70, lembra das poucas palavras aprendidas em todos esses anos.

A alfabetização pode até ter demorado, mas transformou por completo a vida do idoso, que, há cerca de dois anos, é aluno do EJA, o programa da Secretaria Municipal de Educação voltado para jovens e adultos que tiveram a oportunidade de estudar quando eram mais novos. Seo Raimundo conta que o ensino o fez encarar o mundo de uma outra forma. É como se ele tivesse nascido de novo.

O aposentado é um dos 780 alunos do EJA em Londrina, cerca de cem deles novatos, que oficializaram a matrícula na semana passada. A grande adesão de uma só vez é resultado de um chamamento público feito pelos professores no mês passado. Eles se utilizaram dos dados de analfabetismo do município para localizar potenciais novos estudantes. Ao todo, 526 pessoas foram visitadas pelos profissionais. A coordenadora do EJA, Dilceia Cardoso de Lima, conta que, dos cem que aceitaram voltar a estudar, cerca de 80% já estão nas salas de aula.

Ela conta, ainda, que o programa prepara um novo chamamento público para março do próximo ano. A ideia é voltar a entrar em contato com essas 426 pessoas que podem ser atendidas pelo programa e ainda não são.

Seo Raimundo, que teve a vida transformada pelo EJA, fez questão de deixar um recado para os colegas em potencial.

O telefone do EJA em Londrina para mais informações é o 3375-0215.

Por Guilherme Batista

Comentários