SEGUNDA, 15/12/2025, 12:05

Chuvas do fim de semana deixam estragos em algumas cidades do Norte paranaense

Em Bandeirantes, barragem do Ribeirão das Antas transborda e destrói pontes da região

A forte chuva que atingiu a região Norte do Estado neste fim de semana deixou estragos em algumas cidades. Em Bandeirantes, a barragem do Ribeirão das Antas transbordou e destruiu quatro pontes, provocando a interdição da PR-855 por cerca de quatro horas.

A barragem fica próxima a uma vila, e moradores receberam mensagens nos aparelhos celulares avisando da possibilidade de deixarem as casas, mas nenhuma residência chegou a ser atingida. De acordo com a Defesa Civil, o rio subiu cerca de 190 milímetros acima do nível normal.

De acordo com o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Leonardo Furlan, o levantamento mostra um acumulado de chuva de 80 mm na região.

Em nota, a Prefeitura de Bandeirantes informou que, “devido à condição crítica das estradas rurais, as aulas serão paralisadas temporariamente nas escolas Escola Municipal do Campo Riciere Ormeneze e Escola Municipal Felipe de Almeida Campos, atingindo diretamente cerca de 100 alunos, que não têm condições de deslocamento seguro até as unidades escolares”. Moradores de Bandeirantes que foram prejudicados podem procurar a Defesa Civil pelo WhatsApp (43) 3145-0199.

Já no km 101 da BR-369, entre Cornélio Procópio e Uraí, parte da pista ficou danificada por causa das chuvas, causando restrições para motoristas que trafegam na região. Por causa disso, o local está com interdição parcial, ou seja, apenas uma pista está liberada para o tráfego de veículos.

Segundo Furlan, durante esta semana deve voltar a chover, mas de forma menos intensa do que nos últimos dias.

Apesar das chuvas, não houve alagamento nas áreas de risco próximas ao Rio Tibagi, na cidade de Jataizinho. Foi registrado um aumento na altura do rio, mas nada que gere preocupação para a população que vive às margens do Tibagi.

Por Paulo Andrade

Comentários