SEGUNDA, 29/01/2018, 06:40

Cinco principais cidades da Região Metropolitana de Londrina apresentam saldo negativo em postos de trabalho com carteiras assinadas

Só em Londrina foram mais de 1,5 mil vagas à menos.

As cidades de Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia e Arapongas apresentaram saldos negativos de postos de trabalho em dezembro do ano passado e no acumulado do ano.

Os dados do Ministério do Trabalho divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged revelam que essas cinco cidades, as principais em geração de empregos na Região Metropolitana de Londrina, apresentaram queda de 2.356 postos de trabalho. No resultado oficial de dezembro foram mais de 5,5 mil contratações contra 7,9 mil demissões.

De acordo com o economista Marcos Rambalducci, só em Londrina no mês de dezembro do ano passado houve uma redução de mais de 1,5 mil vagas de trabalho. A retração se repete nas outras cidades que mais representam empregabilidade na região.

Ainda em Londrina, os setores de prestação de serviços e construção civil apresentaram a maior redução no número de postos de trabalho. Foram 132 vagas à menos para o setor da construção civil e outras 900 vagas à menos na prestação de serviços.

Apesar do saldo negativo, o número de postos de trabalho fechados ao longo do ano de 2017 ainda é 50% menor do em 2016, o que para Rambalducci, representa que a economia apresenta ainda retomadas de crescimento.

O Brasil fechou pelo terceiro ano consecutivo o saldo negativo de vagas de emprego segundo dados do Caged. Foram 20.832 vagas de trabalho formal em 2017. O número representa redução de 0,05% em relação ao estoque de 2016.  Em todo o país, em dezembro do ano passado, 328.539 postos de trabalho formal foram fechados – queda de 0,85% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Comentários