CMTU cria retorno em frente à UPA do jardim do Sol após interdição de parte da rotatória entre as avenidas Rio Branco e Leste-Oeste, em Londrina
Bloqueio vai durar pelo menos oito meses e é necessário para a continuidade das obras de uma trincheira no trecho. Companhia pede para que motoristas utilizem outras vias durante o período.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização precisou interditar a rotatória entre as avenidas Leste-Oeste e Rio Branco nesta terça-feira (1º) para a continuidade das obras de uma trincheira no trecho. Atualmente, a empresa responsável pela intervenção faz a recomposição do sistema de drenagem na área. Os trabalhos devem durar pelo menos oito meses, e, durante este período, os motoristas vão estar proibidos de passar pelo local. Para tentar amenizar os transtornos, a CMTU criou um retorno em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do jardim do Sol para aqueles condutores que vêm da Rio Branco da zona sorte em direção à área central da cidade. Eles vão precisar entrar à direita na Leste-Oeste para acessar o retorno em frente à UPA. A alternativa possibilita que o motorista volte no trecho acima da Rio Branco, e que continue a caminho das avenidas Tiradentes e Juscelino Kubitschek. O fluxo de veículos no retorno recém-criado vai ser controlado por semáforos. O diretor de Trânsito da CMTU, major Sérgio Dalbem, pede para que os condutores tenham paciência.
Ele também orienta os motoristas a utilizarem outras vias, como a avenida Lúcia Helena Gonçalves e a rodovia Carlos João Strass, no caminho entre a zona norte e o centro da cidade.
Dalbem adiantou ainda que, diferentemente do que ocorreu durante as obras do viaduto da avenida Dez de Dezembro, a CMTU não precisou, pelo menos por enquanto, mudar o sentido de vias próximas à rotatória da Rio Branco com a Leste-Oeste para remanejar o trânsito de veículos durante o período de interdição.
O investimento da Prefeitura de Londrina na construção da trincheira ultrapassa os R$ 25 milhões. Além de melhorar a segurança e a mobilidade num dos locais de maior movimento da cidade, a obra contempla a implantação de ciclovia, instalação de luminárias LED, edificação de rampas de acessibilidade para cadeirantes e pavimentação reforçada. As obras começaram no início deste ano e devem ser finalizadas somente em janeiro de 2023.