QUARTA, 27/10/2021, 18:14

CMTU encerra cadastramento de vendedores para feriado de Finados

Para gerente de fiscalização, queda na procura pelos espaços pode ser reflexo da pandemia.

Há menos de uma semana do Dia de Finados, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) finalizou o cadastro dos ambulantes que vão trabalhar a partir deste sábado até o feriado. Neste ano, poucas vagas foram preenchidas, cerca de um quarto do total. Dos 136 pontos disponibilizados pelo órgão, apenas 37 serão utilizadas pelos comerciantes.

Os vendedores vão poder comercializar artigos como flores, velas e fósforos, além de água, sucos e refrigerantes. Por outro lado, não será permitida a venda de alimentos, bebidas alcoólicas e também plantas de plástico, com objetivo de evitar a proliferação do coronavírus, como também da dengue no município, como explica o gerente de Fiscalização de Posturas Wilson da Silva.

Além disso, os ambulantes vão ter que utilizar máscaras de proteção e álcool gel durante o serviço.  Outra medida adotada para conter as contaminações é o distanciamento de seis metros entre as barracas de vendas. Por conta disso, o número de vagas também foi menor, em comparação a 2019, antes da pandemia da Covid-19, quando 370 espaços foram ofertados pela Companhia.

Segundo ele, equipes da CMTU vão fiscalizar os locais para garantir que não haja irregularidades, em relação ao comércio de produtos e ao cadastro dos ambulantes. Para emitir a autorização, é necessário pagar uma taxa de R$ 158,70.

De acordo com o balanço divulgado pelo órgão, o cemitério que teve a maior procura por parte dos vendedores foi o Jardim da Saudade, na região norte, com 19 cadastros. 10 ambulantes devem trabalhar no São Pedro, na região central. Já no Padre Anchieta, zona leste, cinco vagas serão preenchidas e outros três espaços foram autorizados no cemitério João XXIII.

Em entrevista à CBN Londrina nesta semana, Péricles Deliberador, superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários do município (Acesf), disse que a expectativa é que mais de 50 mil pessoas passem pelos espaços durante o feriado de Finados. O número é consideravelmente menor ao registrado no período pré-pandemia, quando cerca de 100 mil visitantes se dirigiam aos cemitérios na data.

Comentários