CMTU estuda renovar licença de operação dos patinetes em Londrina
A licença de operação é temporária, válida por 90 dias, podendo ser prorrogada.
Com a autorização expedida pela Prefeitura de Londrina, a JET obteve licença para a instalação de 114 pontos onde é possível retirar e devolver os patinetes. Entre os locais autorizados estão a Alameda Manoel Ribas, Avenida Aminthas de Barros, Avenida Paraná, Avenida Rio de Janeiro, Avenida São Paulo, Praça Getúlio Vargas, Avenida Adhemar Pereira de Barros e Rua Alagoas.
De acordo com o presidente da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Fabrício Bianchi, a autorização prévia foi realizada em dezembro de 2024 e possui prazo de encerramento no dia 12 março deste ano.
Para a CMTU, a empresa tem se mostrado atuante e preocupada em manter o serviço organizado e de acordo com as leis praticadas no município, destaque para as questões de segurança aos usuários.
A lei não obriga uma pessoa a usar equipamentos de segurança para andar de patinete. Já que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) nem reconhece o patinete como um veículo, sendo considerado um equipamento de mobilidade individual, que tem poucas regras, como não ultrapassar 20 km/h nas ciclovias ou ciclofaixas e 6kmh nas calçadas. Só que, mesmo nessas velocidades, existe perigo. E quem decide usar assume o risco.
A licença de operação é temporária, válida por três meses (90 dias). Durante esse período, a CMTU seguirá avaliando, com apoio de outros órgãos como Codel e Ippul, o funcionamento da atividade, inédita no município.