SEGUNDA, 28/03/2022, 16:02

CMTU inicia nova turma para capacitar 22 guardas municipais como agentes de trânsito em Londrina

Curso de formação terá 200 horas/aula distribuídas em nove módulos diferentes. Atualmente, 43 agentes já têm a devida capacitação para fazer a fiscalização do trânsito na cidade.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou nesta segunda-feira (28) uma nova turma para capacitar 22 guardas municipais como agentes de trânsito em Londrina. O curso de formação tem realização em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social. São 200 horas/aula divididas em atividades teóricas e práticas e distribuídas em nove módulos diferentes. A capacitação atende a uma portaria do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, que determina que o agente público passe pelo curso antes de atuar na fiscalização do trânsito nas cidades brasileiras.

O diretor de Trânsito da CMTU, major Sérgio Dalbem, destacou que os guardas, assim que se formarem, vão ajudar a reforçar o trabalho dos agentes municipais em toda a cidade. Ele adiantou que o curso vai até o mês de maio, e explicou como as aulas vão funcionar: a parte teórica, segundo Dalbem, vai ser realizada de forma on-line. Já a prática vai ser ministrada no Tiro de Guerra por equipes da CMTU, técnicos do Ippul e também servidores do Detran.

Durante a formação remota, os 22 guardas municipais inscritos terão acesso a apostilas, videoaulas e materiais complementares sobre ética e cidadania; psicologia aplicada; língua portuguesa; o papel educativo do agente; legislação, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito. Já o treinamento presencial abordará o manual brasileiro de fiscalização; a utilização do talonário eletrônico; práticas de fiscalização; técnicas de abordagem e operação.

Atualmente, 43 guardas municipais já têm a devida capacitação para atuarem como fiscais de trânsito em Londrina. Ou seja, após a conclusão do treinamento da nova turma, serão mais de 60 agentes nesta situação. O secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, destacou a importância da parceria para compensar o baixo número de agentes de trânsito que, atualmente, trabalham na cidade. Ainda mais, conforme ele, em um momento em que o município acabou de regulamentar uma lei para coibir o barulho causado por motos com escapamentos adulterados.

Ramos disse ainda que, possivelmente, a atual turma vai ser a última a passar por uma capacitação do tipo, uma vez que nos próximos concursos públicos da Guarda Municipal (GM) as provas já vão trazer questões relacionadas às leis de trânsito. O secretário destacou também que no projeto de reestruturação da GM, ainda em análise pela prefeitura, a secretaria pede pela criação de uma inspetoria de trânsito, que deverá reunir os agentes já capacitados e, consequentemente, otimizar o trabalho realizado por eles.

Por Guilherme Batista

Comentários