TERCA, 22/04/2025, 17:06

CMTU reforça importância das denúncias de cavalos abandonados nas ruas

Serviço funciona 24 horas por dia; Guarda Municipal também pode receber chamados

Pouca gente sabe, mas Londrina conta com um serviço especial para o recolhimento de animais de grande e médio portes, como bois, porcos, cabritos e, principalmente, cavalos, que vagam pelas áreas públicas urbanas (ruas e avenidas) aparentemente sem donos. O serviço, anteriormente gerido pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está, desde agosto do ano passado, sob responsabilidade da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

De acordo com Éder Campos, gerente do núcleo do Bem-Estar Animal, o serviço, que compreende o recolhimento, transporte e tratamento (todos os cuidados necessários do animal, desde as necessidades básicas até veterinárias), é prestado por uma empresa terceirizada que disponibiliza uma propriedade especial (sítio) na zona rural da cidade.

Pelo Código de Posturas e pelo Decreto Municipal 1.544/2017, é proibido trânsito, criação ou circulação de animais de grande porte na área urbana (salvo autorização específica), bem como é considerado prática de maus-tratos (falta do dever de guarda do tutor) deixar animal de grande porte solto em vias públicas na área urbana.

Quando é encontrado um animal circulando em ruas ou avenidas, a denúncia é encaminhada à CMTU ou à Guarda Municipal, que acionam uma equipe especial do Hospital Veterinário Municipal para realizar o recolhimento.

Além disso, é preciso apresentar o comprovante da área rural para a qual o animal será levado, em caso de devolução, e ainda pagar uma multa de R$ 480,00 por animal apreendido, com fundamento no Código de Posturas e Lei de Maus Tratos. O valor, inclusive, já passa por uma revisão e poderá aumentar.

O atendimento para recolhimento de animais de grande porte da CMTU funciona todos os dias 24 horas. Para contatar e denunciar animais soltos nas vias públicas o munícipe pode ligar para (43) 3379-7925 ou 99994-8677 (WhatsApp) em horário comercial. Após este horário, é possível ligar no 153 da Guarda Municipal.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários