Cobertura vacinal contra Poliomielite fica em pouco mais de 50%, em Londrina
Campanha Nacional se encerra nesta sexta-feira (30). Meta era alcançar 95% do público-alvo, com imunizante que protege contra paralisia infantil.
Na reta final da Campanha contra a Poliomielite, que termina nesta sexta-feira (30), Londrina registrou 50.6% de cobertura vacinal. A meta do Ministério da Saúde era imunizar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra a paralisia infantil.
Em entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (28), o secretário municipal de Saúde Felippe Machado avaliou que os números na cidade são baixos, apesar das iniciativas organizadas pela prefeitura, em busca de ampliar o número de crianças atendidas. Ele aponta ainda que a desinformação também contribuiu para esta queda no percentual de imunizados.
Segundo o Felippe Machado, a pasta aguarda uma definição do Ministério da Saúde em relação à Campanha de Vacinação contra a Polio, mas diz que os imunizantes ficam disponíveis, dentro do calendário vacinal.
Até esta sexta-feira (30), todas as Unidades Básicas de Saúde do Município continuam aplicando a vacina contra a paralisia infantil. Os espaços funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e não há necessidade agendamento, mas é preciso apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, como também a carteirinha de vacinação.
A Campanha de Multivacinação também segue em atividade até o dia 30 de setembro, ofertando diferentes imunizantes para a população entre zero e 14 anos, como Febre Amarela, Tetraviral, HPV, Hepatite A e B, além da Tríplice Viral. Todos os postos participam da iniciativa, com objetivo de atualizar a carteira de vacinação.