Colégio Aplicação corre o risco de fechar as portas em 2019
Uma resolução de 2014 determina que a escola deixe de ser administrada pelo governo do estado e passe a ser de responsabilidade da Universidade Estadual de Londrina ainda neste ano.
A resolução 3736/14, publicada no Jornal Oficial do Paraná prevê a transferência da administração do Colégio Aplicação para a Universidade Estadual de Londrina (UEL) ainda em 2018. Atualmente, a responsabilidade de manutenção e contratação de professores, assim como em outros colégios estaduais, é da Secretaria Estadual de Educação (Seed). Mas, o diretor Edmilson Lunardão afirma que a publicação da resolução está equivocada e a direção do colégio tenta reverter isso junto ao governo do estado.
Segundo ele, na época, a universidade havia pedido para assumir a administração do Centro de Educação Infantil do Hospital Universitário (HU) e da UEL. Mas, por um possível erro de digitação, a resolução previu também a transferência do Colégio Aplicação. Diante do equívoco, que só foi percebido neste ano, a direção da escola protocolou um pedido de alteração.
O diretor explica que a única saída para manter o colégio funcionando é mantê-lo sob a administração da secretaria estadual. Se o pedido de alteração da resolução não for aceito, a UEL não tem condições de assumir a escola, que corre o risco de fechar as portas em 2019.
Segundo nota enviada pela Secretaria Estadual de Educação, o protocolo pedindo a alteração ainda está sendo analisado pelo Departamento de Legislação da pasta. Sem previsão de resposta ao colégio.