TERCA, 06/09/2022, 14:00

Com 25% de cobertura, Saúde faz novas ações em Londrina para vacinar crianças contra a poliomielite

Shoppings de Londrina e Centros de Educação Infantil vão receber equipes de saúde em busca ativa do público-alvo

A cada quatro crianças de até quatro anos de idade que moram em Londrina, apenas uma foi vacinada dentro da campanha de reforço da vacinação contra a poliomielite.  O Ministério da Saúde prorrogou o prazo que terminaria nesta sexta-feira, dia 9, e irá se estender até o final do mês. 

Com 25% apenas de cobertura em Londrina, o índice de aplicação da vacina, está abaixo da média nacional que é de 34%. Cidades como Paranavaí e Francisco Beltrão têm cerca de 70% de cobertura. 

Para melhorar a participação dos pais na campanha de vacinação contra a paralisia infantil, a Secretaria de Saúde irá fazer duas ações. Neste feriado de 7 de setembro três shoppings serão pontos volantes de vacinação. Das 13 horas às 19 horas, o Catuai, Boulervard e Londrina Norte Shopping irão contar com profissionais de saúde aplicando o imunizante.  Já na quinta e sexta-feira, equipes irão percorrer os 80 CMEIs, Centro Municipais de Educação Infantil para fortalecer a campanha em busca ativa. 

Segundo Felippe Machado, os pais serão informados para adesão da campanha.  Os vacinadores vão seguir um cronograma e o aluno receberá um bilhete informando a data da visita, com um termo que deverá a ser assinado e o responsável deverá enviar a carteirinha de vacinação da criança.

A doença está erradicada no Brasil e a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. O secretário fez um apelo aos pais para aderir a campanha diante do baixo índice de participação das crianças com cerca de 25%. 

A Poliomielite ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. Neste campanha, são aplicadas as  doses de reforço com a vacina oral bivalente, a famosa gotinha.

Comentários