QUINTA, 08/12/2022, 16:15

Com 25% de faltas nas escolas, quase 4 mil alunos da rede municipal integram plano de atividade pedagógica complementar em Londrina

Outros 1.980 estudantes, que tinham parado de ir para as aulas, foram recuperados este ano por meio do programa de professor mediador. Ações integram plano do poder público para diminuir os índices de evasão escolar na cidade.

A Secretaria Municipal de Educação realiza, desde o ano passado, uma série de ações para diminuir os números da chamada evasão escolar em Londrina. O problema se agravou por conta da pandemia de coronavírus, que modificou a rotina dos alunos. Muitos deles, por exemplo, não retornaram às salas de aula depois que as atividades voltaram a ser presenciais. Em 2021, cerca de 3 mil crianças se encontravam nessa situação. Por conta disso, o município precisou reforçar o contato com as famílias dos estudantes. Foi necessário aumentar a atuação do programa dos professores mediadores, que, em parceria com as equipes da secretaria, fizeram a busca ativa dos alunos ausentes e trabalharam para recuperá-los. Tanto é que, no ano passado, dos 3 mil em situação de evasão, mais de 2.700 voltaram. O trabalho continuou neste ano e outros 1.980 alunos também foram recuperados. As informações são da gerente de Educação Especial do município, Cris Sola.

Além dos que foram recuperados da situação de evasão, segundo a gerente, o município tem hoje 3.891 alunos que integram o chamado plano de atividade pedagógica complementar na rede municipal. São alunos que tiveram 25% de faltas nas escolas por trimestre e, por isso, conforme ela, precisam receber uma atenção especial do município. A ideia da atividade complementar é fazer com que esses estudantes consigam retomar a rotina escolar e, consequentemente, não acabem abandonando as unidades posteriormente.

Os dados repassados à reportagem devem ser apresentados pela secretaria ao Ministério Público (MP), que emitiu uma recomendação administrativa esta semana pedindo para que tanto o município quanto o Núcleo Regional de Educação tomem medidas mais eficazes para diminuir os números da evasão escolar em Londrina. Os órgãos têm 45 dias para reforçar as ações e apresentar os resultados ao MP.

Comentários