Com a chegada de novo lote de doses, Secretaria de Saúde planeja novo mutirão de vacinação contra o coronavírus já para este final de semana em Londrina
Município recebeu cerca de 9.500 novas doses na quinta-feira, e deve abrir agendamento na internet para que interessados, entre idosos com mais de 80 anos e trabalhadores da saúde, confirmem que querem ser imunizados.
A 17ª Regional de Saúde não precisou interromper a campanha de vacinação contra o coronavírus nas 21 cidades atendidas pelo órgão no norte do estado. No início da tarde de quinta-feira, 15.850 novas doses da AstraZenica e da Coronavac chegaram de avião ao Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, e, imediatamente, já foram distribuídas para os municípios. São 12.510 doses da vacina de Oxford para idosos com 85 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde, e 3.340 da Coronavac para o início de uma nova etapa da campanha de vacinação, que, a partir de agora, também vai passar a contemplar idosos que têm entre 80 e 84 anos. Do total de doses, cerca de 9.500 ficaram em Londrina. A CBN tentou contato com o secretário de Saúde, Felippe Machado, para saber quando este novo lote vai começar a ser utilizado, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem. Mas foi possível apurar, junto à assessoria de imprensa da prefeitura, que a secretaria pretende iniciar a imunização com as novas doses já neste sábado (27), nos mesmos moldes do mutirão realizado no último final de semana, quando 900 pessoas foram vacinadas.
Os idosos com mais de 80 anos e trabalhadores da área da saúde, que têm direito à imunização neste momento, vão precisar entrar no portal criado no site da prefeitura para a campanha para fazer o cadastro e, posteriormente, o agendamento da vacinação. Assim como o que ocorreu na semana passada, vai ser possível escolher o horário e o local para a imunização. No último sábado, a prefeitura concentrou a campanha no posto de saúde do jardim do Sol, na zona oeste, e no Centro de Vacinação contra a Covid-19 aberto no conjunto Maria Cecília, na região norte. O município lembra que, sem o agendamento prévio, não vai ser possível se vacinar.
Nós também conversamos com a diretora da 17ª Regional de Saúde, Lúcia Lopes, que ressaltou a importância da chegada de mais vacinas à região para a continuidade da campanha.
Ela também disse acreditar que a continuidade da vacinação vai se dar de forma natural na região, levando em conta o que foi estabelecido por cada um dos municípios contemplados com as novas doses.
Até o momento, a 17ª Regional de Saúde recebeu 51 mil doses de vacina contra o coronavírus.