SEGUNDA, 28/06/2021, 16:33

Com apenas 46% de cobertura, Londrina vai “reaver” dois postos de saúde para ampliar a vacinação contra a gripe

Unidades da Vila Casoni e do Ernani Moura Lima, que atendem casos de coronavírus atualmente, vão passar a aplicar as doses a partir de quinta-feira. Agora, as vacinas contra a gripe estão sendo ofertadas para toda a população.

Desde a última sexta-feira (25), as doses de vacina contra a gripe estão sendo oferecidas para toda a população em Londrina e no restante do estado. A liberação foi autorizada pelo Governo Estadual por conta da baixa cobertura vacinal registrada pela campanha até o momento. Apenas 46,7% das pessoas que tinham direito às doses na cidade foram devidamente vacinadas. No Paraná a taxa de vacinação é ainda menor, de apenas 42%. Agora, todas as pessoas podem se vacinar.

Para isso, vai ser preciso ligar na unidade básica de saúde mais próxima e agendar a vacinação. A vacinação é oferecida em todos os postos, exceto nos que atendem exclusivamente casos de coronavírus. Para ampliar ainda mais a cobertura, a prefeitura vai “reaver” duas dessas unidades, a da Vila Casoni e do conjunto Ernani Moura Lima, que, a partir de quinta-feira, dia 1º de julho, também vão estar ofertando as doses contra a gripe. Cada unidade vai ofertar mil aplicações por dia.

A prefeitura também mantém a parceria com a Faculdade Inesul para a aplicação das doses. Só que, diferentemente das UBS, quem quiser tomar a vacina na instituição vai precisar agendar o processo no site da prefeitura. Na Inesul, também estão sendo oferecidas mil vagas por dia.

Com o agendamento feito, basta comparecer ao local escolhido com um documento com foto no horário marcado. Menores de idade precisam ir acompanhados pelos responsáveis.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, lembra que a cidade também dá andamento à campanha de vacinação contra o coronavírus, e que o mais indicado é a pessoa se vacinar primeira contra a Covid-19 e depois contra a gripe, respeitando, no caso, o intervalo mínimo de 14 dias entre aplicação das doses.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus da gripe que tiveram maior circulação no último ano. Neste ano, elas são da linhagem A H1N1 e H3N2 e B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que vão receber a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.

Comentários