TERCA, 27/11/2018, 19:27

Com apenas uma equipe e mil casos em atendimento, Nucria vai atrás de ampliação da sede em Londrina

Delegacia especializada na apuração de crimes cometidos contra crianças e adolescentes quer centralizar as ocorrências, o que pode agilizar os trabalhos e, principalmente, dar mais conforto e segurança às vítimas.

O Nucria, Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes, enviou um pedido à Secretaria Estadual de Segurança Pública sobre a possibilidade de ampliação da sede em Londrina, que, atualmente, fica num imóvel do Governo do Estado na rua Gago Coutinho, no jardim Caravelle, zona leste da cidade. De acordo com a delegada do Nucria, Lívia Pini, os fundos da residência comportariam um anexo, que, segundo ela, poderia ajudar a delegacia a centralizar ainda mais os atendimentos.

A delegada explica que, por se tratar de um atendimento especializado, envolvendo quase sempre vítimas numa situação de alta vulnerabilidade, um local reservado, para a realização de perícias, exames e consultas psicológicas, é essencial.

A ampliação da sede também serviria pra alocar, num futuro próximo, os trabalhos da Delegacia da Mulher, que, conforme a delegada, poderia se utilizar das instalações pra fazer um plantão separado dos demais setores da Polícia Civil.

O Nucria existe há quatro anos em Londrina e, de acordo com a delegada, ajudou a colocar luz sobre crimes que, até pouco tempo atrás, eram passados despercebidos pela sociedade. Tanto é que durante este período a delegacia acumulou pelo menos mil casos, que, atualmente, são tocados por apenas uma equipe. Lívia Pini destaca que a contratação de mais servidores seria fundamental pra melhorar o atendimento prestado, mas a ampliação da sede, segundo ela, já seria um primeiro passo pra agilizar o trâmite dos processos.

Segundo a delegada, o pedido pra ampliação da sede do Nucria em Londrina continua em análise na Secretaria de Segurança Pública do estado. A expectativa é de que alguma novidade saia até o início de 2019.

Por Guilherme Batista

Comentários