SEXTA, 28/10/2022, 18:16

Com baixa procura, Secretaria de Educação decide prorrogar matrícula na rede estadual

Processo é todo online no site Área do Aluno, mas para os estudantes que ainda não são da rede estadual é preciso antes fazer um cadastro.

Nos 19 municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Ensino de Londrina, menos de 50% dos estudantes tinha feito a matrícula na rede estadual até sexta-feira. Com os índices baixos em todas as regiões, a Secretaria Estadual de Educação anunciou a prorrogação do prazo, que terminaria nesta segunda-feira, 31 de outubro, para o dia 8 de novembro.

A data vale tanto para a matrícula inicial quanto para rematrícula e todo processo é feito de forma online pelo site Área do Aluno. Para os estudantes que vão iniciar o 1º ano do ensino médio, também existe a possibilidade de ingressar em um curso técnico.

São mais de 40 mil vagas no estado, para 40 opções de cursos, como Enfermagem, Administração, Gastronomia, Agronegócio, Desenvolvimento de Sistemas, Formação de Docentes, entre outros.

Para os alunos que ainda não fazem parte da rede estadual, o responsável ou o estudante maior de 18 anos deve, primeiramente, fazer o cadastro, para ter o login e senha, também no site Área do Aluno.

Para o estudante que entrou no Ensino Médio este ano e vai para a segunda série em 2023 o processo é um pouco diferente. Além de confirmar a matrícula e escolher a escola, ele pode optar pelo chamado itinerário formativo que quer cursar na segunda e terceira séries: entre Linguagens e Ciências Humanas, com disciplinas como liderança, ética, mídias digitais, oratória e práticas esportivas, ou Matemática e Ciências da Natureza, em que ele vai estudar empreendedorismo, robótica, programação e biotecnologia, entre outras.

As matrículas para o 1º semestre do ano letivo de 2023 da Educação de Jovens e Adultos, para aqueles que não concluíram os anos finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, também estão abertas na Área do Aluno até o dia 8 de novembro.

Comentários