QUINTA, 11/12/2025, 14:48

Com entrega de projeto, Londrina busca recursos para a construção da pista de taxiway no Aeroporto

A concessionária que administra o Aeroporto disse que o investimento para a obra não foi previsto no contrato de concessão

Após a inauguração do tão aguardado ILS, Sistema de Pouso por Instrumentos do Aeroporto de Londrina, agora começa o planejamento de uma nova etapa. A construção da pista de taxiway. A ideia é realizar a construção de uma taxiway mais distante da pista principal, podendo atender a dois aviões simultaneamente: um na pista principal e outro na pista de taxiamento.

Com o novo taxiway, a expectativa é de uma diminuição do tempo de espera para pousos e decolagens, reduzindo os custos dos voos. Durante o evento de inauguração do ILS, o empresário Alfons Gardemann, doou o projeto da futura pista de taxiway do aeroporto. Rodrigo Abdalla, diretor da Motiva, concessionária que administra o aeroporto, informou que o investimento para a construção da pista de taxiway não foi previsto no contrato de concessão, que será necessário buscar recursos para a obra e que o Aeroporto apoia a prefeitura e empresários que estão se mobilizando para o desenvolvimento do projeto.

O Aeroporto pertence à União, mas sua operação e administração estão sob responsabilidade da concessionária por meio de um contrato de concessão. O prefeito Tiago Amaral informou que vai apresentar o projeto ao Governo Federal e ao Governo Estadual para buscar recursos para a obra.

O prefeito ainda ressaltou que a construção da pista representa outro grande avanço para o Aeroporto e principalmente para a cidade. A pista de taxiway vai conectar a pista principal aos terminais e hangares, permitindo que as aeronaves realizem manobras em solo com mais segurança e eficiência.

Por Silvia Vilarinho

Comentários