TERCA, 11/05/2021, 18:30

Com estiagem prolongada, frente fria deve provocar chuvas em Londrina nesta quarta-feira

Para especialista, efeitos da seca no campo podem ser reduzidos, mas não é possível afirmar se volume vai ser o suficiente.

A previsão, segundo o Simepar é de aproximadamente 35 mm de precipitação acumulada ao longo da quarta-feira. Após mais de 40 dias de seca na região, a mudança no clima é provocada pela chegada de uma frente fria no Paraná.

Os reflexos dessa trégua na seca podem ser percebidos com mais nitidez no sul do estado, onde o volume deve ser maior. Mas, Segundo Heverly Morais, agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR -PR), mesmo no norte paranaense, a chuva é bem-vinda e vai trazer alívio.

Ela explica que os modelos utilizados para previsão do tempo são diferentes entre instituições que fazem o monitoramento do clima e por isso existe uma variação na estimativa para a região.

Nesta época do ano, as frentes frias são os principais responsáveis pelas chuvas na região. No entanto, Heverly afirma que os sistemas têm apresentado inconsistências durante o percurso, perdendo força e reduzindo o volume registrado.

Apesar da possibilidade de uma baixa quantidade de chuva para a região, ela considera que o previsto para esta quarta-feira é motivo de comemoração, inclusive para os produtores rurais. A agrometeorologista explica que as principais culturas produzidas na região, como milho e trigo, foram muito prejudicadas por conta da estiagem prolongada. Ela lembra que abril foi o mês mais seco desde o início do monitoramento do tempo, há mais de 45 anos.

A agrometeorologista Heverly Morais avalia que novas pancadas de chuva podem ser registradas, ainda no fim de semana, mas o volume não deve ser grande. Novas entradas de frentes frias, que provocam as chuvas, devem acontecer até o fim de maio

Por Victor Assis

Comentários