TERCA, 01/06/2021, 18:18

Com lojas fechadas no feriado, Acil aguarda liberação do comércio de rua na véspera do Dia dos Namorados

Entidade espera sinal verde da prefeitura para que lojas abram no dia 11 de junho. Expectativa é que data movimente economia local e reduza perdas anteriores.

Tradicionalmente, o comércio de rua de Londrina não funciona no feriado de Corpus Christi. Neste ano, não é diferente e a programação da semana segue o previsto, com lojas fechadas nesta quinta-feira. Nos outros dias da semana, incluindo sábado, o atendimento é realizado das 9h às 18h, com 50% da ocupação dos espaços.

Por outro lado, os shoppings centers podem funcionar no feriado, com lojas abertas das 14h às 20h. As restrições quanto à capacidade dos locais seguem as mesmas, podendo receber metade da ocupação normal dos estabelecimentos. Nos outros dias, os shoppings abrem das 11h às 20h.

Angelo Pamplona, diretor comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) explica que o feriado já foi absorvido pelos lojistas do município que, em todos os anos, suspendem as atividades durante a data.

Apesar disso, a entidade está de olho no dia 11 de junho, quando se comemora o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Londrina. A data também marca a véspera do Dia dos Namorados, período importante para o comércio da cidade.

Pamplona afirma que a Acil já se articulou com demais sindicatos que representam trabalhadores do comércio para pedir à prefeitura pela abertura das lojas na sexta-feira. A compensação pelo trabalho no feriado seria na segunda (14). Ele destaca que a Arquidiocese de Londrina também foi consultada antes da solicitação ser encaminhada à administração. Mas até agora, as associações não receberam retorno.

De acordo com o diretor comercial, o Dia dos Namorados é uma data importante para aquecer as vendas na região. Segundo ele, a aprovação da prefeitura para abertura das lojas na sexta-feira vai contribuir para que comerciantes recuperem perdas acumuladas desde o início da pandemia.

Ângelo Pamplona destaca ainda que as categorias estão de comum acordo com a abertura do comércio no dia 11 de junho e que nenhum dos grupos vai ser prejudicado pelo funcionamento no feriado.

Em nota, a Acil também afirma que o atendimento na sexta-feira contribui para evitar aglomerações nos dias anteriores, já que o número de consumidores que vão às compras deve ser diluído, reduzindo a chance de contaminação pelo novo coronavírus.

Comentários