SEGUNDA, 28/06/2021, 08:00

Com mais de 5.700 casos confirmados e 30 mortes por dengue, Londrina vai continuar com trabalhos de combate aos focos do Aedes aegypti mesmo no inverno

Baixas temperaturas diminuem, mas não acabam com os criadouros. Secretaria de Saúde lembra que os cuidados, principalmente nos quintais das casas, não podem parar.

A chegada do inverno não vai interromper o trabalho dos agentes da Secretaria Municipal de Saúde no combate aos focos do mosquito da dengue em Londrina. Eles passaram o final de semana visitando os bairros com as maiores incidências da doença, e devem continuar com as vistorias no decorrer dos próximos dias. A preocupação não é à toa. A cidade registrou, até agora no ano,  16.595 notificações por suspeita de dengue, sendo que 5.736 delas se confirmaram e outras 3.248 ainda estão em investigação. Trinta pessoas também morreram vítimas da doença no município.


Atualmente, a região que mais preocupa o poder público é a do conjunto Chefe Newton e bairros adjacentes, na zona norte da cidade. As equipes têm feito a limpeza de terrenos baldios e pontos que possam acumular água parada. Os agentes também estão orientando a população a continuar com os cuidados contra o Aedes aegypti. Como o número de casos da doença tende a cair com as baixas temperaturas, alguns moradores se esquecem de seguir em alerta contra os criadouros.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, lembra que mais de 90% de todos os focos do Aedes são encontrados justamente nos quintais das casas.

A população também pode denunciar possíveis focos do mosquito em imóveis particulares ou não no chamado Disque-Dengue da Secretaria Municipal de Saúde. O número é o 0800-400-1893. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 

Comentários