Com novo sistema, Prefeitura de Londrina promete emitir autorizações de alvarás em 15 minutos
A RedeSim funciona no município desde o mês passado. Secretário de Fazenda diz que a média mensal de documentos emitidos saltou de 800 para 1.300.
Pedir um alvará na Prefeitura de Londrina pode ser uma tarefa árdua e demorada. Entretanto, um novo sistema em operação desde o último mês promete mudar essa realidade. Trata-se da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas. A RedeSim reúne diferentes órgãos responsáveis pela emissão do documento, que pode ser solicitado por meio da página eletrônica da Junta Comercial do Paraná. O secretário de Fazenda de Londrina, Paulo Bento, estimou que, com esse modelo, autorizações de alvarás de licença podem sair em 15 minutos.
De acordo com o secretário, de 70 a 80% dos alvarás são liberados por meio da RedeSim. Esses documentos são aqueles considerados de baixo risco. Os outros, conforme Paulo Bento, têm demorado uma semana, pois dependem do aval de órgãos que ainda não integram o projeto, como o Corpo de Bombeiros e a própria secretaria do Ambiente de Londrina.
Ao mesmo tempo, o processo de integração à rede, que levou um ano, atrasou o trâmite de alvarás, como reconheceu o secretário de Fazenda. Por outro lado, o trabalho começou a apresentar os primeiros resultados. A média mensal de documentos emitidos, segundo Paulo Bento, saltou de 800 para 1.300.
Sem o sistema integrado, um alvará de baixo risco demorava, em média, 20 dias para ser emitido. Bento disse que a meta da prefeitura é realizar o procedimento em 30 minutos.
Cálculos do próprio município indicam ainda que, com a RedeSim, houve uma redução de 450 para 20 na média diária de contribuintes que procuram Praça de Atendimento da prefeitura.