SEGUNDA, 12/01/2026, 14:52

Com o maior orçamento da história na área da saúde, Londrina busca ampliar investimentos e construir novas unidades de atendimento

Estratégia da secretaria envolve captação de recursos estaduais e federais, além da construção do chamado PAM do Cincão
 

Em 2026, a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina terá à disposição o maior orçamento da história do município. São R$ 1,2 bilhão somente para investimentos na saúde londrinense. O valor disponível representa cerca de 21% das receitas da cidade, índice acima dos 15% do valor mínimo instituído por lei.  

Apesar do valor recorde, a secretaria busca ampliar a capacidade de investimento e qualificar os serviços oferecidos à população. A gestão avalia que o crescimento contínuo da demanda, aliado à inflação de insumos, medicamentos e serviços terceirizados, exige ações permanentes de reorganização financeira e administrativa.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Vivian Feijó, uma das frentes adotadas é  fortalecer o relacionamento com os governos estadual e federal. A medida tem permitido aumentar o faturamento de serviços estratégicos e abrir novas possibilidades de investimento dentro da própria rede municipal.

Um exemplo citado pela secretária é a regularização da Maternidade Municipal em programas estaduais e federais, que não estavam sendo acessados anteriormente. Com os novos cadastros, a unidade passa a receber valores mensais adicionais, o que representa quase R$ 2 milhões a mais por ano, exclusivamente para investimento na linha de cuidado materno-infantil. 

Outro projeto relevante é a implantação de um novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) na região do Cinco Conjuntos, conhecido como PAM do Cincão. A autorização estadual foi formalizada no final do ano passado e, agora, a prefeitura inicia os trâmites contratuais para viabilizar a construção da unidade, considerada fundamental para atender a demanda da Zona Norte.

Além da questão financeira, a Secretaria também avança em projetos estruturais importantes para a expansão da rede. A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Bandeirantes já possui portaria publicada, mas depende da regularização do terreno onde será construída. O local pertence atualmente à área de segurança do Estado.
 

Por Paulo Andrade

Comentários