Com onda de calor, temperaturas devem chegar aos 40°C em Londrina.
Segundo meteorologistas do IDR, não há previsão de chuva para aliviar o calorão nesta última semana de inverno.
A última semana de inverno será marcada por quebra de recorde nas temperaturas em todo Paraná. Em Londrina, as temperaturas sobem gradativamente até a possibilidade atingir os 40°C no próximo fim de semana.
De acordo com meteorologistas do Simepar, a previsão o tempo para Londrina e região é de muito sol e calor e nada de chuva significativa para aliviar.
Dois fatores provocam esse fenômeno. O primeiro deles é a influência do El Niño, que eleva a temperatura média. Há também um bloqueio atmosférico, que impede a chegada da frente fria que está estacionada sob o Rio Grande do Sul. É o que explica a meterorologista do IDR, Ângela Costa.
Em Londrina, nesta semana as mínimas ficam acima dos 20°C. Nesta terça a máxima será na casa dos 35°C e a tendência é que suba para 37°, na quinta e 38°C na sexta. Já no sábado, a previsão é de 40°C graus.
O recorde do ano foi quebrado na semana passada, dia 13 de setembro, com termômetros em 36°C. Já no mês de setembro, a maior temperatura registrada na série histórica ocorreu em 2020, quando os termomômetros marcaram 39,3°C.
Segundo Angela Costa, essa forte onda de calor é difícil de ser quebrada, com poucas chances de chuvas. Se vierem, serão isoladas sem força para baixar as temperaturas.