SEGUNDA, 06/09/2021, 18:30

Com onda de furtos em espaços públicos, prefeito estuda colocar câmeras de segurança em cemitérios da cidade

Estádio do Café e autódromo Ayrton Senna, que registraram ações criminosas recentemente, também devem ser contemplados pela ação.

Os cemitérios de Londrina têm sido alvos frequentes de furtos e vandalismos ao longo dos últimos meses. O problema já é conhecido pelos moradores da cidade há tempos. No fim do ano passado, inclusive, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), preparou uma licitação para implantar sistemas de segurança nos locais. Até o mês de agosto, no entanto, o projeto ainda estava em análise.

Outros pontos da cidade também têm sofrido com estas ações criminosas, como é o caso do Estádio do Café, que na última semana, precisou passar por reparos de última hora para que o jogo entre Londrina e Coritiba, pela Série B do Campeonato Brasileiro, pudesse ser realizado. Neste caso, o transtorno foi causado pelo roubo de cerca de 400 metros de cabos de energia. A fiação do autódromo internacional Ayrton Senna também foi comprometida por conta de invasões nos últimos dias.

Com isso, o prefeito Marcelo Belinati se reuniu, na última semana, com representantes de secretarias municipais para estudar a possibilidade de equipar estes locais com câmeras e alarmes, uma tentativa de conter a onda de furtos nos espaços públicos, como explica o secretário municipal de Planejamento Marcelo Canhada.

Segundo ele, o próximo passo para realização do projeto, que fortalece o programa Londrina mais Segura é a elaboração de um planejamento técnico, levando em conta aspectos como o posicionamento das câmeras, por exemplo. Para o secretário, a iniciativa, quando executada, também pode ajudar a reduzir os gastos da prefeitura com a Segurança Pública.

Outra medida adotada pela Acesf para evitar invasões e furtos de cemitérios da cidade foi a colocação de concertinas nos muros. No entanto, na última semana, a licitação para compra do item foi suspensa pela prefeitura.

Comentários