SEGUNDA, 02/11/2020, 06:30

Com pandemia, vestibulares online ganham força nas universidades particulares de Londrina

Além dos fiscais humanos, processos seletivos digitais terão monitoramento por inteligência artificial e leitura facial, entre outros itens, para evitar fraudes.

Na UEL, apesar das muitas mudanças deste ano, como o dia único de prova e uma série de protocolos sanitários, o vestibular segue presencial e já tem data definida, 14 de março. Mas, em uma das principais universidades particulares da cidade, a PUC, o vestibular online se tornou uma realidade ainda mais forte em 2020. Na instituição, o processo seletivo digital já existia desde 2018 e vinha funcionando muito bem em todos os aspectos, diz a professora Renata Werneck, Pró-Reitora de Graduação.

Tanto que a universidade decidiu que, este ano, vai realizar apenas a versão online do vestibular. Uma mudança acelerada pela pandemia, explica Renata Werneck.

A Pró-Reitora diz ainda que há inúmeras vantagens no processo seletivo virtual. Além da redução das necessidades logísticas, ajuda a manter o distanciamento social e traz também a possibilidade de estudantes de qualquer lugar participarem, ela explica.

O vestibular vai ser feito em uma plataforma virtual, com sistema de autenticação e monitoramento em tempo real. A Inteligência Artificial também será uma das ferramentas usadas pela universidade para garantir a credibilidade do processo, além dos fiscais humanos, afirma a Pró-reitora da PUC.

As inscrições para o vestibular da PUC estão abertas até 16 de novembro e no dia 19 a universidade faz um teste de ambientação com os candidatos. O processo seletivo será em 22 de novembro. Já para o curso de medicina, pela grande quantidade de candidatos que tem, o vestibular foi marcado para 6 de dezembro. 

Na Unifil, a opção foi pelos dois formatos. O reitor da universidade, Eleazar Ferreira, afirma que, no caso da prova presencial, todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades da área da saúde, para garantir a segurança de candidatos e funcionários, serão seguidos.

O vestibular presencial da Unifil será em 22 de novembro e as inscrições ficam abertas até o dia 20.

No caso do vestibular online da instituição, o reitor diz que o processo tem total segurança, com biometria e leitura facial, por exemplo, e vai ser válido também para os cursos presenciais da universidade.

Os melhores colocados no vestibular da Unifil ganham bolsas de estudo que variam de 50% a até 100%.

Comentários