TERCA, 19/01/2021, 17:25

Com população de apenas dez mil habitantes, Tamarana, na região de Londrina, vai receber mais de mil doses da vacina contra o coronavírus

Quase 90% dos imunizantes serão destinados aos 1.122 indígenas que vivem na Reserva Apucaraninha.

A pequena cidade de Tamarana, na região metropolitana de Londrina, vive um caso atípico neste início de campanha de vacinação contra o coronavírus no estado. Com pouco mais de dez mil habitantes, o município vai receber 1.286 doses desta primeira leva que chegou à região nesta terça-feira (19). A Secretaria de Saúde pretende enviar um carro para buscar as caixas com os imunizantes até a 17ª Regional de Saúde, em Londrina, ainda manhã desta quarta (20). Só que 87% das doses já têm endereço certo, e vão ser destinadas a um grupo específico: os indígenas que vivem na Reserva Apucaraninha, na área rural da cidade. Pelo planejamento do Ministério da Saúde, os povos nativos, que continuam vivendo em aldeias e tribos, fazem parte dos primeiros grupos prioritários da campanha de vacinação junto com os profissionais de saúde e os idosos de asilos.

 

Em entrevista à CBN, a secretária de Saúde de Tamarana, Viviane Granado, explicou que os indígenas vão receber a vacina na própria reserva. Os trabalhos, de acordo com ela, vão ser realizados pelas equipes médicas já acostumadas a atuar junto aos moradores da aldeia em outras campanhas de vacinação. Os profissionais devem ir até a reserva na tarde desta quarta-feira (20) para dar início ao processo de imunização dos indígenas.

 

O restante das doses, segundo a secretária, vai ser dividido entre os demais grupos prioritários: serão destinados 18 imunizantes para os idosos que vivem em asilos; 16 para os funcionários destes abrigos; e 85 para os profissionais de saúde de Tamarana. Viviane reconhece que o número inicial passa longe de imunizar todos eles. Ela acredita, entretanto, que mais doses vão chegar à região nas próximas semanas, quando a campanha deverá ganhar fôlego em todo o estado.

Por Guilherme Batista

Comentários