QUARTA, 04/01/2017, 18:22

Comerciantes de Londrina estão otimistas com 2017

Mais de 81% dos lojistas da cidade disseram ter a expectativa de um ano melhor.

O número foi levantado pela ACIL em uma pesquisa realizada no comércio da cidade. Foram ouvidos 158 lojistas, entre os dias 27 e 30 de dezembro do ano passado. E se os comerciantes estão otimistas, os consumidores também podem comemorar. É que mais de dois terços deles dizem que vão dar descontos e liquidar os estoques em janeiro. Para o Presidente da Acil, Cláudio Tedeschi, toda virada de ano traz essa expectativa positiva para o comércio, ainda mais em época de recessão.

A pesquisa também apurou o faturamento do comércio com as vendas no último Natal. O levantamento revelou uma ligeira queda no faturamento, de 2,6%, em relação a 2015. Mas alguns setores não têm do que reclamar. Tiveram um crescimento nas vendas, como as lojas de confecção, 3,4%, e calçados, 2,7%.

Nesse fim de ano, o consumidor também preferiu, ainda mais, as compras parceladas no cartão de crédito. Elas aumentaram em relação a 2015. Quase 50% dos consumidores ouvidos pela pesquisa da Acil compraram os presentes de Natal usando essa modalidade de pagamento.

No geral, 60% dos comerciantes disseram que as vendas foram iguais ou maiores a 2015. Nesse Natal, o gasto médio por pessoa caiu de R$ 189 em 2015 para R$ 183. Faturou mais quem vende produtos mais baratos.

A pesquisa também mostrou que 60% dos lojistas acreditam que o Londrinatal ajudou nas vendas. E 92% disseram que participariam da campanha novamente.

Comentários