QUINTA, 30/04/2020, 11:40

Comércio abre em Londrina, apesar de decisão do Tribunal de Justiça

O setor produtivo diz que não existe determinação formal para fechamento.

Apesar de decisão judicial, que obriga o comércio de Londrina a fechar as portas, comerciantes abriram às lojas normalmente nesta quinta-feira. A maioria segue orientações do Sindicato do setor. Para o presidente do Sincoval, Ovanes Gava, com a queda do decreto municipal, que paralisou as atividades por quase um mês, valem as regras do Código de Posturas do município. Sendo assim, no entendimento da entidade, as lojas podem funcionar das 8h às 18h.

Mas, do outro lado está o presidente da ACIL, Fernando Moraes que orienta os lojistas respeitarem a decisão judicial de fechamento. Ou seja, na opinião da entidade, os comerciantes não devem abrir as lojas até que seja divulgado resultado do recurso da prefeitura.

O presidente do Sinduscon, Sandro Nóbrega defende que o setor da construção civil tem atividades que não podem parar de um dia para o outro. Alguns procedimentos precisam ter a interrupção planejada. Além disso, ele também questiona que a população precisa de informações claras sobre a real situação da saúde da cidade, que justifique tamanha restrição. O setor ainda não foi notificado oficialmente da decisão do TJ.

O presidente do Sindimetal, Marcus Gimenez também alega que as indústrias não podem parar de uma hora para outra. Ele defende que o setor cumpre todas as determinações de cuidados com a saúde e que um novo fechamento compromete muito a economia da cidade.

Por Claudia Lima

Comentários