SEGUNDA, 22/02/2021, 16:52

Comércio de rua segue atendendo em horário alternativo nesta semana.

Medida tem objetivo de conter disseminação do coronavírus e evitar novas restrições no funcionamento

Um novo decreto municipal, publicado na última sexta-feira, renovou o expediente das lojas de rua durante esta semana. Dessa maneira, o comércio continua funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30. Já no sábado, o atendimento tem início às 9h e os estabelecimentos fecham às 13h.

Ovhanes Gava, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), explica que a alteração segue com o propósito de evitar aglomerações no transporte público e em terminais urbanos.

Ele demonstra preocupação com o avanço da pandemia e cita exemplos de cidades do estado de São Paulo, com porte de Londrina, que recentemente anunciaram um novo fechamento total. Gava destaca que a medida vem sendo adotada também como forma de evitar uma situação semelhante na região.

De acordo com o presidente, a manutenção do horário alternativo é acompanhada pelos órgãos competentes que definem a continuidade da mudança no atendimento das lojas. Mas, na avaliação de Gava, a alteração de horário não se converteu em mais vendas para o comércio. Ele ainda aponta que a medida prejudica alguns funcionários que trabalham em outro emprego no período da noite e que perdem 30 minutos, por conta da mudança.

 

Apesar dos resultados, ele destaca que o momento requer esforços conjuntos para conter a disseminação do vírus na cidade e considera que as mudanças vão continuar valendo por mais algum tempo.

Para Gava, o grande volume de funcionários do comércio de rua pode influenciar nas alterações do horário de funcionamento das lojas. Ele calcula que, ao menos, pelos próximos 30 dias, nada deve mudar.

O decreto que prorroga o expediente do comércio de rua não afeta o funcionamento dos shoppings que continuam atendendo, de segunda à sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, em horário regular.

Por Victor Assis

Comentários