QUARTA, 30/12/2020, 17:15

Comércio reage e tem alta de quase 10% no faturamento em outubro

Expectativa da Fecomércio é fechar o ano recuperando as perdas do auge da pandemia.

O faturamento do varejo paranaense subiu pelo sexto mês consecutivo em outubro, segundo dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, a Fecomércio. A alta foi de 9,81% em relação a setembro, e o volume também foi 4,14% superior ao mesmo mês de 2019.

Setores de móveis, decorações e utilidades domésticas tiveram uma alta de 15,48% no ano. Na outra ponta, o setor de vestuário apresentou retração de 36% no período.

Rodrigo Rosalem, diretor de finanças da Fecomercio, analisa que a melhoria no cenário se deve justamente à pandemia do Coronavírus que derrubou os números no primeiro semestre.

Considerando o acumulado de 2020, no entanto, a balança ainda pende para o lado negativo, com perdas de 5,81% entre janeiro e outubro no Paraná. Em Londrina, o índice sobe para 7%. A expectativa é fechar os meses de novembro e dezembro em alta, porém sem a garantia de que 2020 terminará no azul para o comércio do estado.

Para o início de 2021, os gastos do consumidor com tributos como IPTU e IPVA, somado ao fim da concessão de benefícios do governo como o auxílio emergencial e saque do FGTS devem puxar o freio de mão no varejo.

Por Marco Feltrin

Comentários