QUINTA, 11/06/2020, 18:01

Comissão especial pede informações aos secretários municipais sobre gastos no combate a Covid-19 em Londrina

Os vereadores aguardam os documentos para começarem a análise dos valores que estão sendo investidos durante a pandemia.

A comissão especial, montada para acompanhar o orçamento, a receita e as despesas referentes ao combate a Covid-19 em Londrina ouviu, nesta semana, membros de alguns comitês criados durante a pandemia, que têm como representantes os secretários municipais de educação, gestão pública e saúde. Até o momento foram realizadas quatro reuniões e os parlamentares ainda não chegaram à etapa de análise dos valores. Os dados ainda estão sendo coletados, como explica o presidente da comissão, o vereador Eduardo Tominaga.

A contratação de crematório e a abertura de licitação para a compra de armamento para a Guarda Municipal (GM) foram dois dos assuntos polêmicos tratados pela comissão com os secretários. Segundo ele, os responsáveis pelas pastas devem enviar à Câmara Municipal a documentação sobre os procedimentos.

Essa comissão especial foi criada em meados de maio para acompanhamento dos gastos públicos para combate à pandemia do coronavírus em Londrina. O grupo formado pelos vereadores Eduardo Tominaga, José Roque Neto, Felipe Prochet, Amauri Cardoso e Gerson Araújo terá seis meses para fiscalizar as receitas e despesas do município.

Com o estado de calamidade pública reconhecido pela Assembleia Legislativa no dia 6 de maio, a prefeitura de Londrina fica dispensada de cumprir algumas regras na Lei de Responsabilidade Fiscal e também na Lei de Licitações.

A prefeitura de Londrina estimou um custo de R$ 86 milhões no combate ao Coronavírus, entre salários e horas extras de servidores da saúde, além da compra de equipamentos e instalação de novos leitos.

Por Claudia Lima

Comentários